segunda-feira, 23 de abril de 2012

Oficina de crítica musical no Lar Fabiano de Cristo



A proposta do Pontes de Cultura está aliada a busca de socialização entre a UFPE e (neste momento) a comunidade da Várzea que se encontra tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe da Universidade. O projeto neste ano começou já com um saldo positivo na sua primeira oficina no Lar Fabiano de Cristo. Idealizada por todo o grupo do Pontes de Cultura, a oficina de crítica musical teve o intuito de, primeiramente, passar o conhecimento básico de períodos da música não só do ocidente, mas apresentando a praticamente desconhecida (pelo grande público) música oriental. Essa busca na raiz da música é vital, pois sem ela é complicado analisar uma produção atual já que, baseado no princípio da transformação da música, tudo vem de uma unção de estilos prévios.
Porém é importante frisar que a principal ideia da oficina foi criar uma visão crítica da da música. Assim, os estudantes do Lar Fabiano de Cristo mostraram interessados principalmente pela liberdade de debater os diversos estilos musicais apresentados.


Apesar de não ser um requisito para essa oficina, o fator dos estudantes do Lar Fabiano de Cristo terem aulas de música (tivemos a oportunidade de ouvi-los em seus respectivos instrumentos), só tornou o aprendizado mais rico tanto para eles, quanto para nós que administramos as mesmas.


Seguindo a liberdade que foi proposta desde o primeiro momento, foi de escolha dos alunos avaliarem dois discos. Esses foram: Negro Lindo do Grupo de Pagode/Suingueira Parangolé e o homônimo da banda de pop rock Nx Zero de 2006. Intercalando os dois discos com o intuito de toda a sala comentar sobre um álbum de sua preferência, os alunos fizeram as críticas que frutificam a oficina, no qual alguns resultados serão postados aqui no blog.
            


Laís Fancello

Nenhum comentário:

Postar um comentário