terça-feira, 17 de abril de 2012

O Ensino Superior no Brasil

Segundo matéria da revista Ensino Superior apenas 8% da população brasileira têm o ensino superior completo. Mesmo com o incentivo massivo por parte do governo a programas como o PROUNI (e a conveniência que há para certas instituições particulares que por muitas vezes recebem em troca, espécies de anistia sobre seus débitos com o governo) o acesso às universidades e faculdades ainda é regido por um funil exclusivista e rentável denominado vestibular. Isso sem nos restringir ao acesso às instituições públicas, onde apenas parte dessa porcentagem se insere nas mesmas. Já reformas nos processos seletivos de várias instituições também se fazem presente tendo em vista a utilização seja de forma parcial ou total das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para que os estudantes que desejam dar seguimento à sua formação educacional possam conquistar as vagas oferecidas.

Diante de tal conjuntura, com as universidades públicas sendo ocupadas principalmente por estudantes vindos de classes mais privilegiadas e que por isso poderiam cursar seu terceiro grau numa instituição privada, singulares projetos se fazem presente como fruto do próprio meio acadêmico, leia-se os próprios estudantes que conseguiram ultrapassar os obstáculos que existem para quaisquer indivíduos vindos das camadas mais populares, que incentivam o acesso igualitário ao ensino superior público.

Se tomarmos como exemplo a universidade Federal de Pernambuco-UFPE é possível identificar movimentos e atuações nesse sentido. No próprio campus da Universidade e dele, já que projetos extencionistas funcionam, o estudante que pretende prestar o vestibular dispõe de diversos projetos com cunho social atuando na preparação de estudantes que normalmente enfrentam uma vulnerabilidade econômica e pretendem iniciar sua vida acadêmica. Senão vejamos: o pré-vestibular Solidário, Portal, Cidadão, Grupo de Apoio Preparatório e o Prévest, este último representando parte das atividades do Projeto de Educação Tutorial- PET da Universidade Federal de Pernambuco e do MEC são apenas alguns exemplos de projetos dessa natureza.

O grande propósito de projetos dessa natureza não é restringir a entrada na universidade apenas por parte dos indivíduos menos privilegiados, visto o procedimento padrão no processo seletivo existente e já citado, e sim proporcionar maior inserção do estudante pertencente às camadas desprovidas do acesso à educação nas universidades. Papel socioeducacional sendo cumprido em pleno exercício fazendo jus ao artigo 205 incluso na constituição federal de 1988 que assegura o direito à educação.

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Abaixo seguem links referentes aos projetos citados assim como matérias e artigos relacionados à educação superior.

http://www.ufpe.br/proext/index.php?option=com_content&view=article&id=26&Itemid=113

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&Itemid=480

http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12124

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

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