segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola Municipal de Artes João Pernambuco.


“Fruto da criação de um projeto (1887) destinado a oferecer cursos de artes e ofícios para crianças, jovens e idosos da periferia da cidade, e fortalecido (1990) por meio de mobilização comunitária comandada por professores e artistas locais, a Escola Municipal de Arte João Pernambuco foi fundada no dia 23 de agosto de 1991. Na gestão do prefeito João Paulo, a unidade foi impulsionada com a abertura de pelo menos 500 novas vagas e a criação de novos cursos.

Filho de Petrolândia, Sertão do Estado, o violeiro João Teixeira Guimarães (artisticamente João Pernambuco), nasceu no dia 2 de novembro de 1883. Após tocar em feiras livres no Interior e na Capital, João arrumou seu “matulão” com poucos pertences e viajou para o Rio de Janeiro (RJ), em 1904. No sudeste do País, após trabalhar como servente e outras funções, conheceu Catulo da Paixão Cearense, de quem se tornou amigo e parceiro. Entre suas várias composições, a mais popular, em parceria com Catulo, é “Engenho de Humaitá”, mais conhecida como “Luar do Sertão”. Entre os grupos musicais que formou, ao longo da carreira, o mais famoso foi “Os Oito Batutas”, também formado por Donga e Pixinguinha. Seu violão e sua viola silenciaram no dia 16 de outubro de 1947.” Matéria divulgada no site da Prefeitura do Recife(Educação, Esporte e Lazer).

Evento: Porta Aberta ano XII

Durante esta semana, mas objetivamente a partir do dia 13 de junho ao dia 17, durante os turnos da tarde e da noite, a escola de artes estará, como esclarece o nome do evento, abrindo suas portas para que pessoas da comunidade possam ser espectadores dos projetos teatrais que foram desenvolvidos neste primeiro semestre. Contando com alguns problemas estruturais, pelo fato ocorrido durante a cheia do rio, que fez com que uma parte da barreira acabasse desabando, o teatro da escola está interditado, mesmo com esses empecilhos a professora Tatiana seguiu com proposta do evento e ele será realizado da mesma forma que se realizou durante os últimos anos, mantendo viva a sua historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário