terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais um dia de Cinema...

Após as duas primeiras exibições de vídeos na cúria da igreja católica, muitos moradores começaram a retornar as suas casas e vidas cotidianas, o rio já esta com um nível bem mais baixo e esta na hora de recomeçar, tentando reconstruir o que foi destruído e erguer o que a agua levou. Com um numero menor de crianças, foi exibido o filme a Ponte para Terabítia, o que se pode observar é que muitas crianças, que já saíram do abrigo, retornam para o local para rever os amigos que ainda estão por lá e também aproveitar o espaço para brincadeiras. Dessa vez contamos com a participação do coordenador do PET conexões – Encontro sociais e do Pontes de cultura, Normando com sua barba carismática, que foi logo posta em questionamento se era de verdade, por algumas crianças, que não hesitaram em fazer o teste.



O filme que foi exibido trata da questão do poder de imaginação das crianças e suas fantasias sobre os mistérios da vida, o filme visa demonstrar de forma bem divertida e dinâmica, como os jovens Jess Aarons e Leslie Burke utilizando dos seus respectivos imaginário, em conjunto, vão dando forma e vida as suas e historia e desenhos. Os efeitos especiais muito bem elaborados acabam por complementar toda a fantasia exposta, para cada pensante, o mundo real se junto ao abstrato e juntos expressam em cada cena os mitos que são criados naturalmente pelas nossas mentes, uma arvore não apenas o conjunto de raiz, tronco, ramos e galhos, mas sim um gigante que tem muitos de seus aspectos parecidos com os de uma pessoa; os esquilos não são tão burros o quanto se pensa, são bastante espertos e têm um espírito mais sagaz do que se observar com os olhos, essas e outras coisas são vista apenas pela janela do pensamento. É dessa forma que o inato toma forma e se personifica em grandes seres mágicos e inteligentes, tudo isso baseado na mais simples e divertida imaginação das crianças.

Após o filme formou-se uma roda para conversar com as crianças sobre o que eles perceberam, acharam e de relembrar os momentos dramáticos do filme, como a da, suposta , morte da pequena Leslie, se é que de fato ela tenha morrido, pois muitas crianças não acreditaram, diziam elas que ela estava na agua, na selva etc. até não seria necessária acreditar nisso, pelo simples fato de que a grande mensagem do filme é a de que as pessoas continuam vivas na imaginação e nas lembranças que ficam guardadas e expostas em alguns locais simbólicos, o que leva a conclusão de que as pessoas só existem e vivem umas nas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário