domingo, 29 de maio de 2011

O fascinante mundo do Cinema

O cinema representa uma experiência deslumbrante para quase todas as pessoas do mundo, de todas as culturas, de todos os povos, a “grande tela” com seu gigantismo, de tamanho e de informação, com o seu som acústico estrondeante, que juntos (imagem e som) formam um ambiente em torno das pessoas, que expõe um momento de fascínio e proporcionam uma emoção sensacional e que nunca perde o seu espirito lúdico.



Nos dias 11 e 18 foram exibidos sessões de vídeos, para crianças de 2 a 15 anos, que estão no espaço da Arquidiocese de Olinda e Recife-Cúria Metropolitana, onde estão abrigadas as pessoas que sofreram com a abertura das comportas da barragem de Carpina, acidente que contou com muitos momentos de desespero e agonia para as pessoas que moram em áreas que ficam localizadas nas margens do rio Capibaribe, uma dessas comunidades é a Villa Arraes que se localiza no bairro da várzea. Este momento foi proporcionado pelos integrantes do PET Conexões, juntamente comigo que faço parte do projeto Pontes de cultura, com a finalidade de se estabelecer um vinculo entre a comunidade e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


No momento de preparação do equipamento para a exibição do primeiro vídeo, nós não esperávamos pelo que viria a acontecer, num momento de distração, em que estávamos montando os equipamentos e procurando um ângulo para a imagem no quadro, nós nos deparamos, sem perceber, que a imagem do Datashow estava projetada na parede do auditório, ficamos abismados com esse fato, pois a apresentação do vídeo tomou forma ou chegou muito um perto de ter um aspecto muito perto de um cinema, se isto foi uma grande surpresa para nós nem imagino como foi para algumas daquelas crianças quando entraram no auditório, que algumas podem ter tido sua primeira oportunidade de ter a sensação de estar em um cinema. Aquela imensa tela que deixa qualquer pessoa um pouco acuada e intimidada, com o seu tamanho “monstruoso”, demostrou seu poder logo quando foi iniciada a primeira sessão, isso após varias tentativas, longas e conturbadas, de acalmar as crianças e tentar fazer com que elas prestassem atenção, pelo menos por um momento, em nós, pois de fato elas têm muita energia e vitalidade, de forma tal que elas não paravam de correr pelo auditório. Mas nada como cinema para deixar as pessoas meio que “alienados”, imóveis, estatelados e fixados, só e somente, na grande tela, fora as trilhas sonoras, com seus estrondos que nos deixam um pouco desnorteados e perplexos.


O primeiro Vídeo a ser exibido, no dia 11 de maio, foi Up- Altas Aventuras, o enredo conta as aventuras que Carl (um idoso viúvo com seu sonho de se mudar para o magnífico Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul) enfrenta ao conhecer Russel (um garoto escoteiro amante da natureza com seu sonho de protegê-la), Muntz (o explorador difamado buscando restabelecer sua reputação), Kevin (a ave tropical) e Dug (um golden retriever falante). Este filme suscita a importância do respeito aos idosos e a sua trajetória, mostrando que todas as pessoas idosas têm muitas estórias para contar e para contribuir para a formação dos mais jovens.

O segundo filme exibido, no dia 18 de maio, foi Happy feat, onde na nação dos pinguins imperadores que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano, que diferente de todos os pinguins ele não sabe cantar e sim sapatear. O filme ressalta a importância de se respeitar as diferenças entre as pessoas.

A expectativa das crianças sobre o “Cinema Villa Arraes”, se observa quando ao chegarmos, estão todos nos esperando ansiosos para a exibição do próximo filme, que de fato passou a ser uma também uma expectativa do grupo, de podermos proporcionar novamente mais momentos como esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário