sábado, 17 de abril de 2010

Tarde Lúdica aproxima Comunidade, Universidade e Centro Cultural

O projeto Pontes de Cultura está acompanhando o surgimento do Centro Cultural Várzea do Capibaribe, um espaço próximo a UFPE entre as imediações do antigo “Bar da tripa”. Esta antiga casa que vai se transformando em espaço comunitário funciona com algumas atividades, tais como: Escolinha maternal sob orientação da pedagogia Waldorff, grupo de discussão sobre parto humanizado, aulas de flauta, canto e teatro para criançada além do trabalho de geração de renda que está sendo construído por algumas mães da escolinha.

Nosso projeto de extensão conheceu esta experiência em visitas pela comunidade e já se associou a esta frente de trabalho na ajuda pedagógica a turma da Flauta e teatro bem como na articulação do trabalho com geração de renda. Acompanham mais de perto esta atuação os bolsistas Valmir Assis e Berlano Benis (Alunos de Ciências Socias da UFPE).

Na última quinta feira deste mês (dia 18) participamos de mais uma atividade junto a comunidade da Várzea. Os alunos da turma da flauta e teatro compreenderam a dificuldade no passo mantido em aproximar a circunvizinhança dos espaços de articulação coletiva e propôs uma tarde lúdica convidando as avós para assistir algumas apresentações das oficinas que realizam, assim poderiam aproximar os moradores a essa nova realidade. O que era um momento para homenagear as vovós deu espaço a toda família e logo vinham chegando pais, mães e parentes das crianças.

No início das apresentações Valmir falou um pouco do Centro Cultural e conversou com os moradores sobre o Bairro da Várzea, ali alguns comentaram sobre as mudanças do Bairro nos últimos trinta anos. O bate papo foi preparando terreno para assistir as manifestações culturais dos meninos e meninas. O grupinho intitulado de Raio de Luz apresentou várias músicas na flauta, coreografias, entre elas as Bachianas de Villa Lobos e encerrou com uma pequena peça sobre o meio ambiente onde coreografaram a canção Terra Planeta água de Guilherme Arantes. Encerrando esta atividade Valmir e Berlano agradeceram a participação de todos e todas aproveitando para falar um pouco do projeto de extensão que se desenvolve junto à comunidade local. Por fim como em toda festa tudo acabou com um lanche bem gostoso, preparado por algumas lideranças.



Recife, 22 de março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário